O que é ser um bom líder para você?

Para mim sempre foi ter a mágica habilidade de levar as pessoas em direção aos seus sonhos.

Sim, digo com toda a segurança, “mágica habilidade”, estive por 30 anos dentro de multinacionais e sou muito grata pois a vida foi justa comigo, encontrei tantos líderes que me inspiraram, que me fizeram sonhar um dia ser parecida com eles, grandes gigantes que multiplicaram sua capacidade de liderar e tocaram e formaram outros grandes líderes que tenho o prazer de acompanhar. Por outro lado, cruzei com tanta tragédia, e justamente esses sempre bateram no peito para dizer que eram exemplos de líderes, esses também agradeço, por apesar de terem me causado males, alguns irreparáveis, hoje me fazem rir muito e durante toda a minha carreira me ensinaram exatamente o que jamais fazer.

Liderança é uma das habilidades mais antigas e importantes dos seres humanos. As grandes conquistas da humanidade envolveram liderança. Desde os tempos antigos em que povos dominavam uns aos outros por meio de um líder conquistador.

Nos tempos modernos as lideranças estão nas empresas, governos, escolas, associações, organizações não governamentais e nas mais diferentes áreas da sociedade.

Um grupo organizado sempre elege seus líderes. Liderança é uma habilidade importante de se desenvolver. Permite que você conquiste coisas através de pessoas.

E aí já temos a primeira armadilha, conquistar coisas através de pessoas, e o mágico disso é quando eu consigo influenciar pessoas para essas conquistas, e não que eu precise utilizar de um cargo superior para essas conquistas e que bata no peito ou nas estrelas que carrego no braço e diga: olha aí meu time é fera!

Parece piada, mas não é!

Algumas características de bons líderes:

Possuem foco nas pessoas:
Estão atentos aos seus liderados, percebem os sinais, as falas os momentos de vida de cada um, muitas vezes as conexões mais duradouras acontecem em momentos de crises em que uma das partes está passando, vivendo as relações de forma verdadeira.

Possuem visão:
A liderança começa pela visão. O líder vislumbra algo diferente que vale ser seguido por outros, prevendo riscos sempre e monitorando resultados.

Possuem metas definidas:
Metas bem definidas com ações alinhadas, raramente são surpreendidas por imprevistos. O bom líder sempre tem metas claras e definidas.

Possuem comunicação efetiva:
Habilidade de comunicação é uma outra característica fundamental de um líder. O líder precisa conseguir se comunicar com efetividade.

São Influenciadores:
Ter a capacidade de tocar as pessoas para que ela aja em direção aos seus objetivos sem a necessidade de imposição.

Influenciar é ter a capacidade mágica de impactar no comportamento de alguém de forma autêntica. É isso que faz o líder.

Para gerar influência o caminho é se conectar com as pessoas, conhecê-las, conquistar sua confiança e respeito.

São Motivadores:
Quando falo em motivar, estou falando em tocar nas emoções das pessoas, eu como líder tenho que conseguir tocar no “motorzinho” interno de cada um e ativar a auto motivação, cada pessoa tem seu motivo de se motivar, e o líder tem que saber como fazer isso com cada um do seu time.

Delegam:
Um líder precisa confiar nos liderados.

Muitas pessoas têm o hábito de serem centralizadoras. Acham que elas mesmas são as que sabem fazer e ficam com receio de que os outros não façam bem feito.

Esse tipo de comportamento não ajuda na liderança.

O líder precisa estar disposto a delegar responsabilidades para outros e confiar que irão realizar o trabalho com sucesso.

Dão Suporte:
Dificuldades virão e vai ter hora que parece que tudo está um caos. Nessas horas, o líder precisa ser aquele que mantém a calma, gerencia conflitos e ansiedades e coloca o time de volta no caminho certo.

Dão Resultado:
Um líder precisa gerar resultados.


De nada adianta ter uma visão fantástica, trabalhar pra isso mas não chegar a lugar algum.

“As pessoas que chegam ao mais alto nível de sucesso não têm sorte. Elas estão fazendo algo diferente de todos os outros.” – Tony Robbins


Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: