Você é um líder inspirador?

Essa pergunta você deve se fazer diariamente.

Sim, porque essa responsabilidade foi nos dada e com ela vem um peso que vai muito além da relação líder e liderado.

Nesses 30 anos liderando pessoas, eu tenho desenvolvido um hábito que vou compartilhar com vocês. Muitas pessoas já conhecem, mas todos os dias pela manhã, em meu momento de agradecimento e reflexão, eu agradeço o meu dia de vida, entre outras coisas, e sempre peço sabedoria para lidar com as pessoas do meu time, pois sempre tive a autorresponsabilidade de lembrar que, por traz daquele colaborador, existe uma família, e a minha energia, o meu humor, a forma como eu trato as metas são fundamentais para a relação desse colaborador com a família dele.

Lembrando que sim, podemos errar; sim, devemos acertar. Mas o bom é termos o desejo de sermos melhores. Nós podemos nos preparar dia a dia para ser um líder cada vez melhor.

Não existe a receita correta, não dá para dizer quantos ovos vão nessa maionese! Se eu falar isso, é a receita perfeita para a sua maionese desandar…pois cada liderado tem que ser tratado de uma forma, com suas particularidades.

Você pode estar se perguntando: dá para aprender a ser um bom líder ou essa é uma competência nata?

Sim, você pode se tornar um líder inspirador.

O líder inspirador é aquele com capacidade de influenciar nas ideias e ações de outras pessoas.

Características de um líder inspirador

Líderes com Coragem:
A coragem de um líder deve se manifestar sempre, principalmente nos momentos de agir com empatia e nos momentos em que sua liderança tem que naturalmente florescer. Aqueles momentos onde o cargo fica de lado e nos coloca em situações de igualdade com os liderados, em prol dos resultados necessários do time.

Equilíbrio:
O equilíbrio é uma das características mais importantes de um líder. Entendo perfeitamente os desafios diários da liderança. São muitas metas, cobranças, pessoas para desenvolver e etc. Mas a falta de equilíbrio do líder em um time é uma passagem quase certa para um time viajando ao fracasso.

Flexibilidade:
Não há como ser um bom líder sem estar aberto a novas visões. A mudar de rota quando necessário, assumir que erramos e, quando acertarmos, compartilhar é importante para líderes de sucesso.

Comunicação:
Aceitar a comunicação de via dupla, colocando-se frequentemente na condição de ouvinte, é outra importante característica de um bom líder.

A forma como transmite uma mensagem, incluindo postura e tom de voz, também é um aspecto que faz toda a diferença nesse processo.

Inteligência Emocional:
Já cruzei com vários bons profissionais que infelizmente fracassaram pela falta de inteligência emocional. Controlar as emoções é a chave de uma liderança eficaz e que se manifesta diretamente nos resultados alcançados.

Isso significa que, mesmo nos piores cenários, é preciso agir com equilíbrio. Saber trabalhar e lidar com as emoções é fundamental para qualquer líder.

Humildade:
De verdade, a humildade é apenas uma dica. Eu optei em ser, mas se você não é, simplesmente inclua algumas ações legais nesse sentido na sua vida, porque não tem nada pior que falsos humildes.

Mas Líderes são humanos e é preciso aceitar isso para ser um exemplo a ser seguido, e não pela posição que ocupa ou o poder que ela representa.

Reconhecer erros, valorizar contribuições dos colaboradores e estar ao lado deles, em posição de igualdade, são condutas esperadas de um líder humilde.

Gratidão:
Reconhecer o esforço de todo colaborador é uma característica intrínseca a um líder de sucesso.

E isso vai além do aspecto financeiro, passando muito pelo respeito e a capacidade de reconhecer, e lembrando que o reconhecimento vem de um sentimento forte de dentro para fora.

Com amor,


Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: